Como Fazer? - Bordar Corações (passo-a-passo)

Como Fazer? Golas

Para quem dedica a sua costura para fazer peças de roupa precisa de saber como costurar e aplica uma gola. Por isso, fica aqui uma explicação de como elaborar 3 tipos de golas diferentes, mas que são um clássico na costura.


Gola Simples

É básica e tem uma aplicação mais fácil do que as outras três. O decote, nesse caso, fica completamente embutido na gola. A versão simples é usada em blusas, vestidos e casacos.


1. Entretele uma das partes da gola e junte as duas partes, direito sobre direito, fazendo coincidir as bordas laterais e superior. Prenda com alfinetes e depois alinhave.
2. Costure as bordas laterais e superior pelo lado da face entretelada. Faça piques nos cantos e nas curvas.
3. Revire a gola para o direito, bata a ferro e junte as bordas costuradas com alinhavos pequenos. curve a gola sobre a mão e una as duas partes com alinhavos. Faça esses alinhavos a 3 cm do decote, sempre com a gola curvada na mão. Apare as bordas (seta).
4. Alinhave a parte não entretelada no decote, direito sobre direito. Costure. Faça piques nas folgas da costura. embainhe a gola sobre o avesso da costura de montagem e prenda com pontos a mão ou com pespontos. Pesponte rente às bordas laterais e superior.




Gola Desportiva

Quando dobrada é formada por duas partes: a de baixo, chamada de lapela, e a de cima, que se trata da gola propriamente dita. Aberta, a gola desportiva forma um decote V que alonga o tronco.



1. Prepare a gola de acordo com as explicações da Gola simples. Costure a borda da parte não entretelada da gola no decote, direito sobre direito.
2. Dobre a gola sobre o direito da peça e o direito do acabamento do transpasse sobre a gola. Costure pelo avesso do acabamento, a partir da ponta do transpasse até o final dele. Faça piques nos cantos (veja seta) e no trecho curvo.
3. Revire o acabamento para o avesso. em seguida, bata a ferro. Alinhave a borda do transpasse e a borda de montagem do acabamento no decote. Caso o acabamento chegue até o ombro, embainhe a borda superior sobre a folga de costura do ombro e costure, somente na folga (veja a seta). Faça um pique na folga de costura da parte externa da gola (seta 1).


4. Embainhe a gola sobre o avesso do decote e prenda com pespontos ou com pontos a mão rentes ao decote, prendendo-a internamente.
5. Pesponte rente à borda do transpasse e rente às bordas laterais e superior da gola.



Gola pé de colarinho

Ela exige um reforço (pé) na hora da montagem no decote. O colarinho, com ou sem botões, deve ser levemente folgado. A gola com pé de colarinho é o tipo mais indicado para camisas.


1. Prepare a gola de acordo com as explicações da gola simples.
2. Junte as peças do pé de colarinho, direito sobre direito, montando entre elas e a gola, de acordo com o número de montagem. Tenha o cuidado de juntar a peça entretelada do pé de colarinho com a peça entretelada da gola. Costure pelas bordas laterais e superior.
3. Revire e bata a ferro. pesponte rente às bordas costuradas do pé de colarinho. monte o pé de colarinho no decote, direito sobre direito. inicie a montagem prendendo primeiro a peça não entretelada do pé de colarinho no decote. A peça entretelada deverá ser embainhada sobre a montagem e presa com pespontos rentes.

Boas Costuras!

fonte:singer.com.br




Comentários