segunda-feira, 2 de junho de 2014

Como Fazer? Ponto a Direito

Hoje vamos dedicar-nos a um dos pontos baseda costura: o ponto a direito ou costura recta. Para quem está a iniciar a costura é essencial dominar este ponto. Com o passar do tempo, é uma costura quase automática.

Em primeiro lugar, vamos preparar a máquina de costura (não esquecer de encher a canela/bobine) e verificar se a máquina está ajustada para costurar num comprimentos médio (no manual tem a indicação para cada máquina de costura).


Antes de começar a costurar usar o volante (ou o botão se a máquina for computadorizada) para baixar a agulha: fassa sempre isto para começar a costurar.

 
Agora, pressione ligeiramente o pedal para começar a costurar.

Agora, pressione o botão de inversão ou a alavanca para costurar para trás daquilo que já está costurado.


Continuar a costurar para frente. Ao fazê-lo , tente manter a borda do tecido alinhado com a borda de seu calcador. Isso irá ajudar a manter uma linha reta. Além disso, tente manter um bom ritmo constante.
Costure sempre até ao fim do tecido.
Levante o pé calcador e remova cuidadosamente o seu tecido. Dê um nó nos fios, para rematar, e corte o excesso.

E acabamos de costurar uma linha recta!
Mas ainda há muito mais para aprender!

E se precisarmos de costurar um quadrado, onde temos de virar para continuar a costura? Como fazemos?
Costure até ao canto, levante o pé calcador (o tecido fica seguro pois a agulha continua em baixo) e gire o tecido para o lado que agora tem de coser. Baixe o calcador e continue a costura.
O ponto recto pode ser usado para costurar, por exemplo, bainhas nas calças. E aqui há máquinas que dá para retirar a parte inferior para facilitar a costura (como podemos ver na imagem).


Boas Costuras!

Fonte:http://crazylittleprojects.com

2 comentários:

  1. uma boa ideia para costuras a direito é usar o calcador afitador, consegui uma costura com uma margem muito pequena, obrigada singer pelas partilhas fantásticas!

    ResponderEliminar