Moldes - Blusa com laço para criança

Bordados Portugueses - Bordado das Caldas da Rainha

No dia 30 de Julho celebra-se dia Internacional do Bordado e esta comemoração inspirou-nos a escrever sobre os bordados portugueses. 

O bordado das Caldas da Rainha é o bordado que hoje vamos falar.



Não se sabe ao certo a origem deste bordado, mas a história que se conta é que o bordado das Caldas da Rainha teve origem no tempo da monarquia, tendo sido criado pela Rainha D. Leonor (1458-1525) e pelas suas aias nas temporadas, que passavam nesta terra. As senhoras inspiravam-se nos bordados vindos da Índia e ocupavam muito do seu tempo criando e ensinando este lavor. 



Os primeiros bordados eram executados com fios de linho tingidos em tons de castanho dourado ou em tons de mel através das cozeduras de chás de casca de árvores e flor de carqueja. O bordado era feito sobre o linho grosso e ligeiramente cru ou sobre linho castanho dourado e bordado com branco.



Antigamente o bordado era feito numa só cor e os pontos mais utilizados eram os pontos de coroa, ponto grilhão, o pé de flor e o de cadeia. Nos dias de hoje já se utilizam mais pontos, como o de formiga, o ponto ilhós e o ponto de recorte. 



As diferenças existentes entre o bordado antigo e o mais moderno estão principalmente relacionados com os termos de composição, no antigo é mais floral, ao passo que no mais moderno predominam as volutas, as carinhas e os passarinhos.



Para formar um desenho para este tipo de bordado, podemo-nos apoiar nos motivos principais compostos por espirais, arquinhos, carinhas, coroas, aranhiços, caracóis, pássaros e volutas. Para rematar utiliza-se franja executada num tear manual e no tom intermédio das linhas. Existem também trabalhos com bainha, sendo esta pregada com ponto pé de galo e recorte espaçado ou até mesmo com ponto grilhão.


Boas Costuras!


Fonte: Paulo Lemos e Silva - "Bordados Tradicionais Portugueses". Tese de Mestrado, Universidade do Minho,  2006

Comentários