Moldes - Blusa com laço para criança

Bordados Portugueses - Bordado de Tibaldinho

No dia 30 de Julho celebra-se dia Internacional do Bordado e esta comemoração inspirou-nos a escrever sobre os bordados portugueses. 

O bordado de Tibaldinho é o bordado que vamos falar hoje.



É no distrito de Viseu, concelho de Mangualde, na freguesia de Alcafache que podemos encontrar a arte dos Bordados de Tibaldinho. 



Os Bordados de Tibaldinho são singelos e harmoniosos e têm uma característica muito própria relativamente à policromia: são predominantemente brancos. O bordado de Tibaldinho é realizado em linho.



A técnica destes bordados emprega muito os pontos abertos e cheios, o que confere a estes trabalhos alguma transparência. Ao contrário de outros bordados, como os da Madeira, que evoluem no sentido de uma sobrecarga ornamental, os bordados de Tibaldinho mantêm-se fiéis à sua simplicidade de ornamentação.



Os pontos mais utilizados são os ilhós, os borbotos ou nozinhos, o espinhado ou de espinha de cobra, o pompom, o de cordão ou lançado, caseado ou de recorte, e crivos. Os motivos decorativos acentuam uma eleição predominantemente de motivos em arco, tanto a nível miniatural dos recortes (a cheio) como a nível das cercaduras (em abertos) de cada tema, quer eles formem círculos, espirais, simples arcos, arcos duplos ou serpenteados.

Boas Costuras!


Fonte: Paulo Lemos e Silva - "Bordados Tradicionais Portugueses". Tese de Mestrado, Universidade do Minho,  2006.

Comentários