Moldes - Vestido de Linho (grátis)

Bordados Portugueses - Bordado dos Açores

No dia 30 de Julho celebrou-se dia Internacional do Bordado e esta comemoração inspirou-nos a escrever sobre os bordados portugueses. 


Hoje falamos do bordado dos Açores, mais concretamente da Ilha de São Miguel (mas também da Ilha Terceira e do Faial). 



O Bordado da Ilha de São Miguel passou a ser reconhecido em 1930, após a grande crise no mercado de trabalho feminino, que afectou a maioria das mulheres da Ilha. Neste contexto uma Senhora da Cidade tomou a iniciativa, implementando e comercializando novos modelos, mais modernos, graciosos e de fácil execução. 



O bordado de São Miguel é um bordado a matiz, monocromático, que apresenta como base o azul-faiança em 2 tons. Nos dias de hoje, também já se utilizam tons de lilás e vermelho escuro, apesar de o azul continuar a ser a combinação favorita.



Os motivos mais aplicados são os trevos, cravinhos, florinhas, algumas aves, avencas e pequenos ramos semelhantes aos motivos ornamentais das louças azuis da China, nas quais este bordado se inspira.



Tem uma composição leve e delicada, com as bordaduras constituídas por três linhas paralelas, sinuosas e com motivos, que saem da mais interior. 



Os pontos utilizados são o matiz, o ponto pé de flor e o ponto de recorte, que se utiliza na orla sobre uma bordinha do linho voltada para o avesso, que se apara após terminado o trabalho.



Boas Costuras!


Fonte: Paulo Lemos e Silva - "Bordados Tradicionais Portugueses". Tese de Mestrado, Universidade do Minho,  2006.

Comentários