Moldes - Vestido de Linho (grátis)

Bordado - Tudo sobre Bordado Livre na máquina de costura

O bordado livre na máquina de costura é uma técnica de bordado muito apreciada.

Hoje, vamos explicar-lhe tudo sobre o bordado livre à máquina de costura e tudo o que precisa para começar a fazer também. 


1. A Máquina de Costura

Uma das perguntas que mais recebemos é "qual a máquina de costura ideal para bordado livre?". Quer saber também?
Todas as máquinas de costura domésticas são as ideais para fazer bordado livre. Todas, mesmo. Desde as antigas máquinas Singer "pretinhas" até às máquinas de costura mais modernas. 

2. Os "dentes" da máquina de costura

Quando estamos a costurar normalmente, os "dentes" da máquina de costura são uma das coisas que ajuda na movimentação (para a frente e para trás) do tecido. 
Quando estamos a fazer bordado livre na máquina, o que queremos é que os "dentes" não estejam a funcionar. Há duas maneiras de isso acontecer.
Primeira: alguns modelos de máquinas de costura possuem um botão que permite baixar os "dentes" e anular a sua função. Segunda: se a sua máquina de costura não tem essa opção, vai precisar de uma placa transparente para isolar o movimento dos "dentes" da máquina de costura (clique aqui para ver a publicação onde falamos dessa placa).

3. O calcador


É verdade que as bordadeiras mais experientes fazem bordado livre à máquina sem qualquer calcador. Mas se está a começar ou se está a melhorar a sua técnica, o nosso conselho é usar um calcador. 
O calcador mais indicado é o calcador que também se usa para trabalhos de patchwork. 

4. A linha
Em todas as costuras a qualidade da linha e a escolha da linha certa é muito importante. Tal como acontece nos bordados e no bordado à máquina (se quiser saber mais sobre linhas de costura e como escolher veja estas publicações).
Para bordado livre à máquina a linha não deve ser muito grossa. Linha nº 40 ou 50 são as indicadas. 

5. A agulha
Para bordado livre à máquina usamos uma agulha normal, tamanho 70-80 para linha nº 40.
Se usar um fio mais grosso (número menor), aumente o tamanho da agulha (número maior). Se quiser saber mais sobre agulhas, veja aqui.
Outro conselho é: se trabalhar muito com a sua máquina, seja no bordado livre ou nas costuras, deve ir trocando a agulha. As agulhas desgastam e às vezes os pequenos problemas nas costuras resolvem-se com uma agulha nova. 

6. O tecido

Uma das coisas que afasta as pessoas do bordado livre à máquina é o uso do bastidor. Quando ainda temos pouca prática, pode ser complicado conseguir conjugar todos os passos e ainda o bastidor. 
Se está a dar os primeiros passos no bordado livre à máquina sugerimos que pratique em tecidos de algodão mais robustos. Vai ver que, depois de praticar desta forma, quando passar para outros tecidos e para o uso do bastidor vai ser mais fácil. 

7. A tensão da linha

Para bordados livres na máquina de costura use o ponto a direito com o comprimento do ponto no 0 (zero), ou no menor número que a sua máquina indicar (há máquinas em que o comprimento mais pequeno é 0,5 ou 1). 
Em relação à tensão, o que podemos dizer é que vai variar muito de máquina para máquina. Costumamos trabalhar com a tensão no 5 ou no 4, mas experimente com a sua máquina de costura e vá testando descendo um valor de cada vez. 

8. A velocidade 

Um dos aspetos mais difíceis do bordado livre à máquina. Até podemos ter bastante experiência na costura normal e estarmos à vontade com a velocidade da máquina e do movimento do tecido. Para o bordado livre à máquina tem de tentar esquecer isto e habituar-se a uma nova relação "mão no tecido e pé no pedal". Vai ser estranho no início, mas vai ver que para o bordado livre não tem de movimentar o tecido de forma rápida. 
Se mexer o tecido de forma rápida, os pontos vão ficar muito compridos. Se movimentar de forma lenta, os pontos acabarão sobrepostos. Aqui o sucesso é coordenar a velocidade no pedal com o movimento da mão no tecido. Sim, é algo que requer prática, mas não é impossível.



Boas Costuras!

Fotos: google

Comentários