Moldes - Vestido de Linho (grátis)

Bordados - Sashiko, bordado japonês

Para além dos bordados portugueses, que aqui já falamos (clique aqui para saber sobre os bordado portugueses), existem muitos mais bordados pelo Mundo.


Hoje, vamos falar de uma técnica milenar de bordado do Japão. 


A palavra sashiko significa "pequenos golpes". Esta técnica é utilizada desde a era Asuka (século VI) e era  tradicionalmente usada para reforçar ou reparar zonas desgastados ou rasgadas com remendos, tornando a peça mais forte e mais quente. 


Nascido da habilidade criativa existente num ambiente humilde e austero, foi na zona de Tohoku no Japão que se desenvolveu mais este tipo de bordado. 



São muitos os motivos utilizados no sashiko, mas sobretudo geométricos e vegetais, intimamente ligados com a história do Japão e as suas tradições. Existem dois estilos principais: moyōzashi, no qual os padrões são criados com longas linhas de pontos corridos; e hitomezashi, onde o padrão emerge do alinhamento de pontos únicos feitos numa grade. Os motivos comuns usados são ondas, montanhas, bambu, bishamon, chaves, cercas dupla de cipreste, penas de flecha, capim-dos-pampas, diamantes sobrepostos, diamantes ligados, raios, hexágonos e flores de caqui.




Este bordado tradicional, executado com pequenos pontos em fio branco sobre tecido índigo, permite uma grande liberdade artística. Hoje em dia utilizam-se outras cores e tecidos. Pode ser bordado sobre tecido de linho ou algodão tingido na cor índigo mas também podem ser utilizados outros tipos de tecido como lã, seda ou feltro.


O sashiko é criado a partir dum motivo base como um guia, normalmente em forma de quadrados ou triângulos e sobre estes desenha-se o motivo a bordar. O ponto utilizado é o ponto de alinhavo, o fio passa por cima e por baixo. O comprimento de cada ponto é 2 ou 3 mm.




Boas Costuras!

Fonte: wikipedia

Comentários

Enviar um comentário