Moldes - Blusa com laço para criança

Bordados Portugueses - Bordado a Palha de Trigo (Faial, Açores)

Vamos falar de um dos bordados mais originais que temos em Portugal, mais propriamente na Ilha da Faial nos Açores: o Bordado a Palha de Trigo. 

A originalidade deste bordado é o uso de um fio vegetal, cortado em tiras finas, ao invés da tradicional linha de bordado. 



De acordo com os registos mais antigos, o Bordado a Palha de Trigo do Faial terá surgido por volta de 1939. 

Como se fossem fios de ouro, a palha de trigo ou de centeio é trabalhada pela genialidade das mulheres faialenses em cima de tule branco ou negro. 



O elemento decorativo predominante é a espiga de trigo, embora outros elementos vegetalistas façam parte das peças requintadas ligadas à moda feminina, como vestidos de cerimónia, véus, mantilhas e bolsas.

Os motivos deste bordado são a fauna e a flora da região, como é o caso das espigas, cachos de uvas e pequenas flores.


Apesar de um período de franca expansão, exportando para os Estados Unidos e Europa, o bordado a palha de trigo assiste ao declínio da sua produção. A partir da década de 50 com a falta de matéria prima (o tule passou a ser de nylon) a produção deste produto passou a ser feita por apenas duas ou três bordadeiras que aprenderam a aplicar esta técnica com os seus familiares e que a continuaram a passar a alguns interessados.


Desde 1998 que existe um selo de certificação para os bordados típicos destas três ilhas, criado pelo Governo regional para assegurar a qualidade e promover o requinte de um produto de elevado valor histórico e cultural.


Boas Costuras!

Fonte: http://artesanato.azores.gov.pt/ e https://www.allfromazores.pt/historia-do-bordado-dos-acores

Comentários