Moldes - Blusa com laço para criança

Bordado - Bordado Ucraniano (Ucrânia)

Como forma de solidariedade para com os cidadãos da Ucrânia, vamos conhecer um pouco do maravilhoso bordado tradicional do país. 


O bordado ucraniano (вишивка, vyshyvka) conta com uma longa e rica história na Ucrânia. Desde há séculos que surge nos trajes populares ucranianos e sempre conheceu um lugar de destaque nos casamentos tradicionais e outras celebrações. 

Noiva tradicional ucraniana

O bordado ucraniano existe um pouco por todo o país e as diferentes características do bordado ucraniano variam de região para região. Aliás, uma diferença que se conhece logo nos motivos ornamentais e nas composições, na escolha das cores e nos tipos de pontos de bordado. 

Mapa da Ucrânia e dos padrões tradicionais do bordado

Traje de casamento tradicional ucraniano


Ucrânia Central e Oriental

Na zona central e oriental da Ucrânia, os bordados apresentam formas geométricas e ornamentos vegetais. As cores usadas são muito diversificadas, mas com uma especial preferência pelo azul, o branco, o ocre, o verde e tons de cinza. Nesta região, o destaque vai para os bordados de Poltava conhecidos como "bordado de branco sobre branco". O esquema de cores vermelho, vermelho e azul, e vermelho e negro, são também muito usados. 

Bordado Poltava

Bordado Poltava

Bordado Poltava


Ucrânia Ocidental

Na Ucrânia Ocidental, sobretudo na região de Hutsul, o bordado utiliza ornamentos geométricos e uma paleta de cores de contrastes acentuados. Para além do ponto de cruz, é também utilizado o ponto ornamental chamado "nyzynka", que é executado predominantemente no verso do tecido e dá uma espécie de efeito "tweed". Este é um dos mais antigos pontos tradicionais de bordado ucranianos.

Exemplo do ponto "nyzynka"

Bordado no ponto "nyzynka"


Na região de Lemko, os bordados mais antigos destacavam-se pelos  motivos lineares vermelhos e vermelhos-azuis. Com o tempo, outras cores, como verde e amarelo, foram adicionadas.

Bordado de Lemko

Na região de Boiko, os bordados variavam de simples motivos geométricos vermelho-azulados nos extremos ocidentais do seu território; a padrões geométricos e/ou florais largos e densamente trabalhados nos extremos orientais e meridionais. Os Boikos eram também bem conhecidos pelo seu trabalho de pregas finamente bordadas chamado "bryzhky", que se encontravam principalmente à volta das golas e punhos das mangas das camisas de senhora e de homem, mas também ao longo das bainhas superiores dos aventais de senhora.

Exemplo bordado "bryzhky"

Os bordados de Bukovyna estão entre os mais ricos de toda a Ucrânia, muitas vezes combinando até nove ou mais cores, incluindo fios metálicos prateados e dourados, bem como contas de vidro coloridas. Utiliza também uma série de pontos.

Exemplo bordado "Bukovyna"

Exemplo bordado "Bukovyna"


O bordado de Pokuttya, rico e intrincadamente executado, é também bastante variado. O vermelho é a cor predominante em muitos dos estilos de bordado nesta região, sendo normalmente trabalhado em grossos fios de lã caseiros, por vezes com tons de amarelo, verde e azul adicionados. Embora o ponto cruz não fosse invulgar, a técnica mais antiga e mais tradicional era a do chamado "ponto encaracolado". 

Exemplo bordado "Pokuttya"


Ucrânia do Norte

No noroeste e norte da Ucrânia (incluindo o território etno-histórico ucraniano da Polónia) as tradições de bordados foram preservadas relativamente intactas desde os tempos mais remotos. O vermelho, bem como o vermelho-azul e o vermelho-negro, foram os esquemas de cor predominantes nos bordados geométricos históricos destas regiões do norte da Ucrânia, executados principalmente em filas densas de um ponto de tecelagem horizontal com agulha (chamado "zavolikannia") que criava faixas horizontais de padrões reminiscentes de tecelagem. Os motivos florais são também populares no Norte, utilizando a paleta vermelha, vermelho-azul ou vermelho-negro como bandas de tecelagem de agulhas, mas na técnica muito mais recente de ponto de cruz.

Exemplo bordado "zavolikannia"





Boas Costuras!

Fontes:

http://folkcostume.blogspot.com/

https://trc-leiden.nl/




Comentários