Moldes - Blusa com laço para criança

Bordados Portugueses - Bordado de Filé

No dia 30 de Julho celebra-se dia Internacional do Bordado e esta comemoração inspirou-nos a escrever sobre os bordados portugueses. 


Bordado de Filé, quem conhece? Vamos saber um pouco mais sobre este bordado português.



O bordado de Filé é típico da zona de Felgueiras, não tem risco e nasce sobre uma rede. 

O “filé” simples é uma simples rede constituída por nós, pelo que também é chamada de rede de nó e executa-se da mesma maneira que a rede dos pescadores, que aliás muitas pessoas afirmam que lhe serviu de modelo.



Os Bordados de Filé não são como os outros bordados. Nos outros bordados as riscadeiras riscam o desenho e depois as bordadeiras bordam, mas no Bordado de Filé, a bordadeira tem como base do trabalho, uma rede. Essa rede é parecida com a rede de pescador, mas é feita com fio de algodão. As redes são feitas geralmente com fio cru ou de cor branca, dependendo dos trabalhos, mas em casos específicos podem ter outras cores. Esta rede tem de ter o tamanho do trabalho que se pretende realizar, e é feita com pequenos quadrados que variam também em conformidade com o trabalho pretendido



Um trabalho bordado em “filé” pode incluir vários pontos, mas os pontos mais utilizados são o cerejido, o ponto a cheio, o ponto russo, o ponto de neve, o ponto formiga, o ponto de cruz, o ponto de estrelas, o ponto lérias, o ponto de argola, o ponto de olho de rola, e vários pontos de fantasia. 



Os Bordados de Filé geralmente utilizam um ponto de cercadura chamado de remate, que evita o remate de outra forma, sendo necessário apenas no final do trabalho, cortar com uma tesoura alguns fios que prendiam a rede ao bastidor. 



Boas Costuras!


Fonte: Paulo Lemos e Silva - "Bordados Tradicionais Portugueses". Tese de Mestrado, Universidade do Minho,  2006.

Comentários