Moldes - Blusa com laço para criança

Bordados Portugueses - Bordados de Nisa

No dia 30 de Julho celebra-se dia Internacional do Bordado e esta comemoração inspirou-nos a escrever sobre os bordados portugueses. 

Hoje falamos dos bordados de Nisa.

Os “Alinhavados de Nisa” ou “Crivos de Nisa” constituem um dos principais bordados tradicionais da vila alentejana de Nisa.



Estes belos bordados têm origem numa antiga tradição, relacionada como o casamento, e segundo a qual as colchas, cobertas e lençóis da cama da noiva eram primorosamente adornados. As obras eram na sua maioria realizadas pela própria noiva, com requinte para deliciar os visitantes e provocar inveja às outras raparigas.



Até meados do século XX o ensino deste bordado realizava-se em casa de mestras bordadeiras, a meninas, que acabavam a instrução primária e aprendiam esta técnica para sua fonte de rendimento. 



Os Alinhavados de Nisa são geralmente executado sobre linho ou algodão, consoante o interesse de quem o executa. A sua característica principal é o seu aspecto rendado, resultante dos fios desfiados. Apresentam uma quadrícula rendilhada, que depois de torcida forma crivos. Os alinhavados mais utilizados são: os das carreirinhas, o da cadeirinha, o olho de peixe e o da canastra.



Os motivos mais empregues são flores, folhas, pássaros e peixes entre outros.

Aproveite para visitar o Museu do Bordado de Nisa!



Boas Costuras!


Fonte: Paulo Lemos e Silva - "Bordados Tradicionais Portugueses". Tese de Mestrado, Universidade do Minho,  2006.

Comentários