Moldes - Blusa com laço para criança

Outras marcas de máquinas de costura - Oliva

Além da marca de máquinas de costura Singer, existiram e existem outras marcas de máquinas de costura.

Inauguramos estas publicações sobre outras marcas de máquinas de costura com a famosa marca portuguesa Oliva. 

A marca Oliva foi fundada em 1925, em São João da Madeira, por António José Pinto de Oliveira e era uma pequena oficina de fundição e serralharia. No entanto, o seu fundador sempre se empenhou em criar um verdadeiro Império do Ferro.


Em 1948 iniciaram a produção da primeira máquina de costura portuguesa, a par da produção de outros equipamentos.

Em 1954 a marca Oliva já tinha no mercado três modelos de máquinas de costura e participava nas mais importantes feiras internacionais. 

Em 1958 a Oliva organizou o I Congresso Nacional da Oliva para assinalar os 10 anos de produção de máquinas de costura e estudar o estado da produção e venda de máquinas de costura em Portugal.

No ano de 1969, com a desvinculação do seu fundador, a marca adopta pela primeira vez o nome Oliva na sua denominação oficial. 

Entre 1948 e 1972, a Oliva produziu 12 modelos de máquinas de costura. Na Oliva os modelos eram denominados por "classe x", abreviando "cl. x", por exemplo, classe 45 ou cl. 45. Os números dos modelos das máquinas de costura correspondem à década em que foram produzidas, e não necessariamente ao ano de produção. No caso da máquina de costura cl. 45, o número está relacionado com a década de 40 e não com o ano de 1945.

Existem 5 grupos de máquinas de costura Oliva, cada uma com 1 a 5 modelos diferentes.

Grupo 1 - máquinas de costura domésticas comuns

cl. 45 - máquina de ponto a direito

cl. 46 - máquina de zig-zag

cl. 50 - máquina automática (Olivamátic)

Estas são as primeiras máquinas de costura Oliva e os seus ex-líbris. 

Grupo 2 - máquinas de costura semi-industrial com lançadeira rotativa

cl. 53 - máquina de ponto a direito (Oliva Rápida)

Grupo 3 - máquinas de costura domésticas comuns

cl. 55 - máquina de ponto a direito

cl. 614 - máquina de ponto a direito

Grupo 4 - máquinas de costura domésticas comuns

cl. 61 - máquina de zig-zag

cl. 62 - máquina automática

cl. 63 - máquina super automática

A partir da década de 60 os novos modelos de máquinas de costura Oliva serão sempre pintados de verde e bege, e perdem o símbolo português. 

Oliva cl. 61

Grupo 5 - máquinas de costura de braço livre [portátil] e lançadeira rotativa

cl. 71 - máquina de zig-zag

cl. 72 - máquina automática

cl. 73 - máquina super automática

Para além das máquinas de costura, a marca Oliva destacou-se pelos seus icónicos cartazes publicitários e ainda pelos seus cursos de corte, costura e bordados.  

Ainda associado à Oliva temos os concursos promovidos pela marca. O concurso "Vestidos de Chita" e o concurso anual para a eleição da "Miss Oliva". 

No final da década de 60, a Oliva foi comprada por uma empresa americana e, por proposta desta, em 1972 cessaram a produção de máquinas de costura Oliva. A marca continuou a comercializar máquinas de costura, mas estas eram compradas à marca espanhola Refrey e apenas montadas nas instalações da fábrica de São João da Madeira.

A partir da década de 80, a marca Oliva passou por um período de dificuldade que levariam ao seu encerramento definitivo em 2009.


Atualmente, no antigo edifício da fábrica Oliva está instalado o Oliva Creative Factory. Um espaço cultural, com galeria comercial, um museu de arte contemporânea, uma incubadora de indústrias criativas e ainda o núcleo museológico da Oliva. 

Um espaço que vale muito a pena uma visita!



Boas Costuras!



Fonte: www.moyo.pt; www.olivacreativefactory.com; Paulo Marcelo "Oliva. Memórias de uma marca portuguesa", Tinta da China, 2011; turismoindustrial.cm-sjm.pt; restosdecoleccao.blogspot.com; Ana Margarida Pereira Lima Tavares "Evolução do design das máquinas de costura Oliva no contexto da sociedade feminina portuguesa entre 1948 e 1972", Tese de mestrado, 2011. 


Comentários